Informática Educativa I :: Projeto de Aprendizagem
Título: Construção da moldura de um quadro
Professora: Andreia Soares dos Anjos
Nome do Aluno:
1. Disciplina e anos envolvidos:
Matemática /1ºano do Ensino Médio
2. Tema central : Construção da moldura de um quadro
3. Temas de apoio: Função quadrática
4. Justificativa:
Fazer com que o aluno compreenda que o uso da matemática acontece
diariamente e que está até mesmo dentro de sua casa, mesmo que ignore
isso. E que por mais simples que seja uma situação problema
provavelmente necessitará de vários conceitos matemático, adquiridos ao
longo dos seus estudos. E que a matemática pode ser atrativa e atual ,
utilizando os recursos tecnológicos para ilustrar, testas ,confirmar
,visualizar situações entre outros.
5. Objetivos gerais e específicos:
Que através da construção de uma moldura, com características
específicas. O aluno observe e utilize vários conceitos matemáticos
sendo empregados para a solução do problema. E que após solucionar o
problema o aluno construa a forma geométrica da sua moldura no software
R&C.
6. Enfoque pedagógico :
Construção da forma geométrica da sua moldura no software R&C, obedecendo suas características
7. Recursos tecnológicos:
Software R&C
Calculadora
Projetor de vídeo
8. Etapas e suas estratégias de realização:
1ª)Apresentação da situação problema
Um carpinteiro possui um sarrafo com 8 metros de comprimento e pretende
com este sarrafo fazer uma moldura retangular para um quadro. Como ele
deve cortar o sarrafo, para que a área do quadro seja máxima?
2ª) Explicação do problema
O carpinteiro tem que criar uma moldura retangular de perímetro(soma dos
lados) igual ao comprimento do sarrafo(pedaço de madeira estreito e
comprido, ripa) que tem 8 m de comprimento, porém não pode ser qualquer
medida é a que tiver a maior área.
Teremos que equacionar o problema pois alguns dados são desconhecidos.
Então: sabemos que a moldura é retangular, ou seja, um retângulo.
Algumas observações sobre um retângulo:
É um quadrilátero - tem 4 lados;
seus lados formam ângulos retos entre si;
seus lados são paralelos dois a dois;
seus lados são congruentes dois a dois;
perímetro = soma dos seus lados;
Área = b x h (base x altura).
Não sabemos a base e nem a altura do retângulo (moldura) procurado. Então chamaremos de a a base e b a altura.
Sabemos que o perímetro = 8, ou seja, p= a + b + a + b =8.então: 2a + 2b
= 8, para acharmos a equação da altura basta isolá-la e resolver:
2b = 8 - 2a -está equação nos dá duas alturas como queremos descobrir uma:
b = 8 - 2a , sendo assim b = 4 - a.
2
Então temos: base = a e altura = 4 - a
queremos saber a maior área então:
Área = b x h
Área = a(4 -a) ou seja Área = 4a -a² . Se chamarmos a área de y teremos y
= 4a - a² que é uma função quadrática.Sendo uma função quadrática ela
possui um valar chamado de extremo que ocorre
no vértice do gráfico.Esse valor será mínimo (quando a > 0 -
positivo) ou será valor máximo (quando a < o - negativo) que é o caso
da nossa função.
Assim, para resolver o problema deveremos achar as coordenadas do vértice da parábola(gráfico) dessa função.
Coordenadas do vértice - V =( -b/2a, - Δ/4a)
Xv = - (-4)/ 2.(-1) = 2 Yv= -((-4)² - 4.(-1).0)/ 4.(-1)= -16/-4 = 4 V = (2, 4)
Calculando: Xv = 2 e Yv = 4
Substituindo: base do retângulo = a = 2
altura: b= 4 - a então b = 4 - 2= 2
soluçao= Nosso retângulo tem base=2 e altura = 2 , ou seja, é um
quadrado.(todo quadrado é um retângulo com todos os lados iguais)
e Área = 2 x 2= 4 m².
3ª) A busca da solução do problema, usando um tira dúvidas
4ª) A solução propriamente dita
5ª) A criação da moldura no software R&C.
Apresentando o problema, os alunos divididos em grupo deverão buscar a
solução. A turma deverá ser dividida em grupos de 4 a 5 alunos. Onde
cada grupo deverá fazer seus próprios testes, formando várias molduras
retangulares e observando suas áreas. Ao final dos seus testes poderão
ver que através da matemática e fazendo uso da função quadrática
chegariam mais rapidamente a solução do problema e o carpinteiro não
perderia tanto material, que alias ele não poderia se dar a esse luxo.
Ao terminarem as experiências discutiremos as suas respostas.
9. Definição de papéis:
A turma deverá ser dividida em grupos de 4 a 5 alunos. Onde cada aluno
do grupo deverá fazer seus próprios testes e discuti-los com o grupo e
depois com toda a turma. Após a solução cada grupo deverá criar a figura
geométrica da moldura ,encontrada pela solução do problema, no software
R&C . Sendo o computador ligado a um projetor de vídeo.Após a
criação da figura deverá testa-la para confirmar a preservação de suas
características.
10. Sites e bibliografia de apoio:
: http://www.im.ufrj.br/
http://especializacao.cecierj.edu.br/ava23/course/view.php?id=4
http://especializacao.cecierj.edu.br/ava23/course/view.php?id=6
http://projetoseeduc.cecierj.edu.br
11. Coleta de dados:
O aluno deverá identificar uma equação do 2º grau que expressa um problema –descritor (H111),
O aluno deverá reconhecer a representação algébrica ou gráfica da função
polinomial do 2º grau(H 49 ),
Resolver problemas envolvendo equações do 2° grau (H43),
Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou mínimo no gráfico de uma função polinomial do 2° grau(H 62 ),
Resolver problemas com números reais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação) (H103 ),
Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas, com ou sem malhas quadriculadas .( H32)
Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas, com ou sem malhas (H33)
Resolver problemas associando o conceito de funções ao cálculo de perímetros ou áreas de figuras planas.( H108)
Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do
perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais
usando o software R&C.
Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus
ângulos internos, números de diagonais,cálculo da medida de cada ângulo
interno nos polígonos regulares).-( D8)
Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades (D4)
Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. (D12 )
Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.( D13)
12. Seleção do material:
Lápis,caneta, papel,borracha,calculadora, régua,sala de informática com computadores funcionando, projetor de vídeo.
13. Programação visual:
Software R&C
14. Meios para a execução:
sala de informática com computadores funcionando, projetor de vídeo.
15. Avaliação:
a participação e frequência
o raciocínio lógico,
o trabalho em grupo e individual de cada aluno,
A solução do problema usando as coordenadas do vértice da função quadrática.
A observação de que na verdade a moldura será de forma quadrada,
observando que um quadrado tem as mesmas características de um
retângulo, já descritas na : 8. Etapas e suas estratégias de realização.
Sendo que seus lados são todos iguais.
As tentativas de criação e a criação, propriamente dita, do quadrado no R&C.
16. Cronograma:
Divisão da turma
Exposição do problema
Explicação do problema
Solução do problema
Criação da solução com recurso tecnológico, softwares R&c
Testar a figura para observar se tem as características de um quadrado.










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